Quando falamos em ortopedia é comum associarmos o termo com questões que envolvem pernas, braços e ossos do corpo num geral. Contudo, um ramo específico dessa área é a chamada Ortopedia Facial e Funcional.
O dentista com especialidade nesse campo atua para resolver questões como o desequilíbrio e desencontro ósseo, muscular e maxilar, tudo para levar harmonia à estética facial e garantir as funções ideais de mastigação. Saiba mais!
Quando um paciente nos traz uma queixa relacionada a desconfortos, dificuldades em mastigar ou até mesmo mastigar constantemente com a boca aberta, uma das primeiras considerações que fazemos sobre o quadro é que a raiz do problema se deve ao mal funcionamento dos maxilares.
Esse quadro pode ser causado por diversos fatores, que incluem problemas na articulação, desalinhamento dos dentes e também problemas ósseos e musculares na boca.
Para corrigir esse diagnóstico, nossa equipe conta com especialistas em Ortopedia Facial e Funcional. Através das técnicas envolvidas nessa área, é possível tratar todos os incômodos relacionados à região, independentemente da idade.
Mediante comprovação do diagnóstico (através de radiografias, fotografias e moldes da arcada dentária), o tratamento é realizado com a finalidade de corrigir e prevenir desconfortos na região bucal, e utiliza de ferramentas elaboradas especificamente para remodelar as estruturas da face.
Diferente do aspecto mais comum da ortodontia, na ortopedia facial o foco do tratamento não são os dentes, e sim a estrutura óssea da região. Em alguns casos, no entanto, o paciente pode passar por um tratamento combinado, onde utiliza-se aparelhos próprios à ortopedia facial como também à ortodontia.
De maneira geral, os tratamentos são baseados na utilização de aparelhos removíveis. Com isso, é possível, de maneira prática, readequar o progresso de crescimento dos ossos da face e dos dentes.
Essa ação, quando feita de maneira preventiva, também ajuda a reduzir a necessidade de uso de aparelhos fixos. Para realizar o tratamento, é preciso analisar o quadro do paciente, levando em conta aspectos como função ATM (articulação do maxilar), a mastigação, respiração e afins.
Aqui na CORE Ortodontia, utilizamos uma série de aparelhos com tecnologia de ponta que nos permitem observar o princípio do problema, solucionando rápida e efetivamente questões como o espaçamento indevido dos dentes, mordidas cruzadas, mordidas abertas, crescimento inadequado da mandíbula, apinhamento e, até mesmo, promovendo uma melhora da função respiratória pelo nariz.
Vale atentar ao fato de que os problemas tratados pela ortopedia costumam ser decorrentes de uma mistura da combinação genética e influências externas (como a falta de estímulo à mastigação adequada), especialmente durante a infância. Portanto, os cuidados para prevenir os quadros acima devem começar o mais cedo possível, garantindo uma dentição saudável desde cedo.
A ortopedia facial promove uma série de vantagens aos pacientes, uma vez que ajuda a prevenir, controlar e tratar discrepâncias nos ossos, músculos, dentes e articulações da face.
Com isso, é possível lidar adequadamente com problemas como o bruxismo, mordidas profundas, abertas e cruzadas, bem como adequar o espaço para os dentes permanentes.
De uma maneira geral, a ortopedia facial e funcional proporciona uma boa reposta do organismo ao tratamento, sem causar dor e através de aparelhos removíveis, corrigindo função e estética ao harmonizar a face como um todo.
Apesar dos métodos empregados diferirem, tanto a ortopedia facial quanto a ortodontia possuem a capacidade de corrigir dentes e funções dentais, mas apenas um ortodontista capacitado pode indicar a técnica ideal para cada caso.
Aqui na CORE Ortodontia, localizada em Caxias do Sul, contamos com uma equipe preparada para atender e desenhar o seu sorriso ideal. Entre em contato e agende o seu horário.