Fruto da combinação do tratamento ortodôntico com a cirurgia ortognática, o tratamento orto-cirúrgico permite uma melhora na qualidade de vida de pacientes adultos, uma vez que possibilita a correção dos ossos da face de maneira a melhorar a estética e corrigir a má oclusão. Confira todas as vantagens de realizar esse tratamento com a Core Ortodontia!
Em alguns casos (especialmente em adultos), o tratamento ortodôntico por si só não é o suficiente para trazer os resultados esperados. Para essas situações, existem opções complementares, como o tratamento orto-cirúrgico.
Esse procedimento baseia-se em realizar a cirurgia ortognática, que busca corrigir a desarmonização esquelética decorrente do crescimento inadequado de ossos faciais, em conjunto com o tratamento ortodôntico.
Essa combinação procura melhorar não apenas o quadro estético, mas também o aspecto funcional dos elementos dentários. Assim, ao tratar essas questões estruturais, o tratamento orto-cirúrgico resulta em uma melhora geral da qualidade de vida do paciente.
De maneira básica, podemos dividir o tratamento orto-cirúrgico em três momentos.
Tudo tem início com a utilização de aparelhos ortodônticos que vão atuar nivelando, alinhando e adequando a posição dos dentes. A próxima etapa consiste na cirurgia ortognática e, por fim, o processo se encerra com a finalização do tratamento ortodôntico.
Ainda assim, há uma série de etapas que ocorrem ao longo de todo o procedimento:
Visando a maximização dos resultados do tratamento ortodôntico aos pacientes com quadros de assimetria facial, a cirurgia ortognática ajuda a restaurar ou realocar a posição dos ossos maxilares. Assim, é possível ajustar o avanço ou reclusão mandibular, corrigir o sorriso gengival, mordida aberta, entre outras questões.
Após um estudo ortodôntico completo, o cirurgião bucomaxilofacial e o ortodontista observam as correções necessárias, preparando os dentes enquanto planejam a cirurgia, que pode corrigir quadros de classe II ou III. O procedimento, que inclui a utilização de serras, placas de titânico e afins, é feito, em sua totalidade, na parte interna da boca.
A cirurgia ortognática é indicada às pessoas que, mesmo com o uso do aparelho ortodôntico, não conseguiram atingir a simetria facial ideal, ou que necessitam adequar o funcionamento do maxilar, seja na mordida ou para melhora da função respiratória.
Ao final do tratamento, o paciente percebe uma grande mudança em diversos aspectos, tanto na funcionalidade da boca quanto no aspecto estético. Entre essas melhorias, destacam-se a correção da má oclusão, a melhora da respiração, fala e mastigação e, claro, a correção da simetria facial e dental.
Com consultas iniciais acompanhadas por especialistas ortodônticos e bucomaxilofaciais, é possível identificar a necessidade da realização do tratamento orto-cirúrgico. Isso se deve ao fato de que, além de compreender as questões funcionais, deve-se considerar os resultados esperados por cada paciente.
Caso haja necessidade, interesse e se defina pela realização da cirurgia ortognática, o paciente e o cirurgião devem alinhar os detalhes, que incluem a explicação detalhada sobre o procedimento, vantagens, riscos e afins.
Idealmente, recomenda-se optar pelo tratamento por volta dos 18 anos (aos homens) e 17 anos (às mulheres), quando completam a fase de crescimento. Contudo, lembramos que, idealmente, deve-se buscar ortodontistas ainda na infância para tratar desarmonias faciais e na dentição, a fim de evitar tratamentos mais intensivos no futuro.
O tratamento orto-cirúrgico traz benefícios estéticos e funcionais para a vida dos pacientes, afinal, trata-se de um procedimento que melhora significativamente a qualidade de vida das pessoas.
Entre em contato com a equipe da Core Ortodontia para esclarecer suas dúvidas e, assim, descobrir como podemos fazer ajudar você a sorrir!